Diante da pandemia, uma
das estratégias para impedir a propagação do vírus causador do Covid-19 foi a
suspensão das aulas por pelo menos 15 dias tanto para Escolas públicas e
particulares.
As crianças e
adolescentes não estão de férias, nesse período de isolamento, isso exige
responsabilidade e organização das famílias, que se encontraram despreparadas
para o momento vivido.
Organizar uma rotina com atividades
pensadas para a faixa etária de cada criança, organizando o dia a dia, ajudará
tantos pais, como as próprias crianças a entenderem que não estão de férias e
algumas regras precisaram existir e seguirem seguidas para o bem-estar da
família. Na prática, isso não é tão fácil.
Vai lá umas dicas que podem ajudar:
1. Permitir que as crianças se envolvam
nas decisões: perguntar para as crianças o que ela gostaria de fazer naquele
dia, incentiva a autonomia dos filhos. Para não causar frustações com pedidos
inusitados, as atividades determinadas podem ser educacionais, desde que haja
uma margem de escolha. Senão correrá o risco de a criança escolher somente
brincadeiras.
2. A organização com as crianças é
diária: o ritmo das crianças é diferente dos adultos, ou seja, elas não tem a
mesma noção do tempo. Precisam ser lembradas constantemente, quais atividades
deverão ser executadas no dia seguinte. Isso diminuirá sintomas e
comportamentos relacionados a ansiedade e agitação. Vale montar uma rotina numa
folha de cartolina, com os dias e atividades que deverão ser executadas, mas
nada substitui o diálogo e direcionamento da família.
3.
Inspira-se
na rotina já existente: o ideal é os pais organizarem a rotina mais próximo que
os filhos já estão acostumados, horários como o de acordar, almoçar, tomar
banho e de dormir serem mantidos. Lembrando-os que não estão de férias, a
frequência será saudável para a família. Uma sugestão é que os pais aproveitem
os horários da escola, refazendo atividades para estudo, propondo momentos de
leitura.
5.
Organize
um dia diferente para distrair a família: sair da rotina é algo agradável a
todos. Fazer algo diferente em família é algo que pude sim deixar o ambiente
feliz, por exemplo assistir um filme diferente no sofá com pipoca, uma guerra
de almofada, uma guerra de bexiga. Pode funcionar.
6.
Atenção
ao uso das telas: pais devem continuar atentos ao uso de computadores,
celulares e tabletes. Usar a internet, com vídeos de experiências, construção
de brinquedos, cozinha infantil ou assuntos eu que já foram abordados nas aulas
na escola (dê uma olhada no caderno!).
7.
Relembre
a criança sobre a escola: para que o processo de readaptação depois do controle
seja mais feliz, lembre constantemente da escola. Lembrar dos amigos, das
atividades são propostas eficazes e devem ser realizadas diariamente.
Professora Ana Cristina, obrigada por sua contribuição nesse momento tão difícil!
ResponderExcluirObrigada por sua participação. Juntos podemos mais, união faz a diferença.
ExcluirAbraços