sábado, 17 de julho de 2021

PROGRAMA: Como fênix: histórias de resistência e sucesso de mulheres negras

 




O programa dessa semana está imperdível...


fénix  é um pássaro da mitologia grega que, quando morria, entrava em autocombustão e, passado algum tempo, ressurgia das próprias cinzas. Outra característica da fénix é sua força, que lhe permite carregar cargas muito pesadas enquanto voa, havendo lendas nas quais chega a carregar elefantes. Finalmente, pode-se transformar numa ave de fogo.

Assim se caracterizam todas as mulheres brasileiras, mas hoje falaremos das mulheres negras. Há a Fênix dentro de nós! Temos que nos reinventar a cada dia, renascer das cinzas, carregar elefantes em pleno voo,  não nos rever representadas no espaço de fala e de poder, nos meios de comunicação e mídias, temos sempre que provar nas capacidades, poucas oportunidades, dificuldade nos relacionamentos, ficaríamos listando muitas outras, mas  ainda ela tem belas plumagens coloridas que nos preservam a beleza e o brilho de ser mulher.

25 de julho é o Dia da Mulher Negra, Latina e Caribenha. A data é um símbolo de resistência das mulheres negras. No Brasil, a data homenageia a líder quilombola Tereza de Benguela, símbolo de luta e resistência do povo negro.

Tereza de Benguela, a grande homenageada do Dia da Mulher Negra, Latina e Caribenha, foi uma líder quilombola que ajudou comunidades negras e indígenas na resistência à escravidão no século XVIII.

Após a morte do marido, José Piolho, Tereza assumiu o comando do Quilombo Quariterê e o liderou por décadas. Ficou conhecida por sua visão vanguardista e estratégica.

Sua liderança se destacou com a criação de uma espécie de Parlamento e de um sistema de defesa. Ali, era cultivado o algodão, que servia posteriormente para a produção de tecidos. Havia também plantações de milho, feijão, mandioca, banana, entre outros.

Quando Deus criou a mulher nos deu mesmo a capacidade de renascer, ele sabia o quanto isso seria necessário. Conseguimos ciclar em segundos de esposa à mãe, de mãe a profissional, de profissional a amiga, motorista, cozinheira, dona de casa, filha, professora dos filhos, e tudo o que mais nos for necessário. A força feminina é avassaladora, muitas vezes vem o cansaço, parece que não vamos conseguir, mas sempre renascemos, e muitas vezes das cinzas.


Convidadas

Dra. Carmem Dora

Dra. Diva Zito

Cidinha Raiz

Cinthia Araras

Mildima Ferreira

Edna Oliveira

Professora Vânia Soares

Luci Adão

🎙️ Assistam em nossas plataformas digitais


Também no Facebook Page e Instagram @radioboamusicafm

📲📞Participe através de mensagens em nosso chat.

Ou ligue ao vivo no WhatsApp: 11 95902-9578

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entrevista: Lei Maria da Penha e suas implicações

  Segue abaixo entrevista entre a locutora Ana Cristina e a Dra. Rosmary Correa (Delegada Rose) veiculada no programa “Resisto e Empodero”...