segunda-feira, 11 de maio de 2020

Recursos financeiros da Educação X Educação Remota



A Educação estava precisando de transformação, de mudança. O mundo precisou parar, para que pudéssemos refletir sobre a desigualdade social e de acesso ao conhecimento acadêmico; a pandemia somente intensificou o que já existia.

Com o fechamento das escolas é necessário pensar em ações práticas para que a aprendizagem remota se torne real aos alunos, fortalecendo a aprendizagem e o ensino de qualidade que defendo.

Precisamos ter claro, que uma situação é o aluno ter acesso ao facebook, e outras mídias sociais, outra totalmente diferente é a Educação Remota. A escola pública não está preparada para tal, não somente pela questão da formação dos profissionais que atuam, sim isso, é um fator que dificulta a implantação, mas o principal ponto de discussão a partir de agora, são os RECURSOS DESTINADOS A EDUCAÇÃO.


A educação remota pode ser uma realidade e possibilidade frente a Pandemia, mas não podemos perder de vista a EDUCAÇÃO PARA TODOS, conforme prevê a Constituição em seu artigo 205, “A educação, direito de todos de dever do Estado e da família, será promovida e incentiva com a colaboração da sociedade, visando o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho ”e na Lei de Diretrizes e Bases onde estabelece o princípio da igualdade de condições e permanência na escola.”

Muitas deverão ser as discussões sobre os RECURSOS DESTINADOS À EDUCAÇÃO; educação de qualidade não se faz somente com a boa intenção dos educadores, mas se faz com os recursos financeiros adequados. Mais do que nunca, a sociedade deve cobrar do poder público a ampliação e uso desses para que o conhecimento acadêmico seja transmitido a todos.

A escola deve chegar a todas as crianças: periféricas, indígenas, quilombolas.

Reflitamos sobre os recursos financeiros para que realmente a EDUCAÇÃO PARA TODOS seja uma realidade SOMENTE ISSO, PARA TODOS SEM EXCEÇÃO, PRINCÍPIO DE DIREITO E IGUALDADE DE ACESSO.

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